" O mundo não é perfeito e nem todas as pessoas são felizes. É quase imposível esquecer o menor abandonado, a nossa dívida, o racismo, as guerras... Mas graças a Deus, existe sempre a música" Renato Russo - Acompanhe também o Blog do Macgyver

domingo, 22 de agosto de 2010

Consegi 2010 - Computação em Nuvem - Sucesso!!!

Computação em Nuvem
Serviços livres para a sociedade do conhecimento


Neste ano, o Consegi teve como tema central a “Computação em Nuvem” (Cloud Computing). Mas, afinal, o que é "Computação em Nuvem"?


É um modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos computacionais configuráveis (por exemplo, redes, servidores, storages, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente provisionados, configurados e liberados com um esforço de gerenciamento mínimo e automatizado. Esse modelo provê alta disponibilidade e é composto de cinco características essenciais, três modelos de serviços e quatro modelos de implantação.

Características essenciais

* Auto-serviço por demanda: Um consumidor pode unilateralmente provisionar recursos computacionais, como servidor de nomes ou espaço em disco, de acordo com sua necessidade, sem precisar de interação humana com o provedor de serviço;
* Acesso por banda larga: Recursos são disponibilizados pela rede e acessados através de formatos padrões por plataformas clientes heterogêneas (e.g., celulares, laptops e PDAs);
* Pool de recursos: Os recursos do provedor são combinados num modelo de multi-hospedagem, com recursos físicos e virtuais alocados dinamicamente conforme a demanda. Existe uma sensação de independência de local, em que o consumidor não tem controle ou conhecimento da exata localização dos recursos, senão de uma forma genérica (país, estado ou centro de dados). Exemplos de recursos incluem espaço em disco, processamento, memória, banda e máquinas virtuais;
* Elasticiade ágil: Capacidades podem ser rapidamente e elasticamente provisionadas, em alguns casos automaticamente, aumentando ou diminuindo a utilização de recursos, de forma que pareçam ilimitados e possam ser adquiridos em qualquer quantidade a qualquer hora; e
* Serviço mensurado: Sistemas de nuvem controlam e otimizam o uso de recursos automaticamente, contabilizando o uso de recursos em algum nível de abstração (uso de espaço em disco, processamento, banda ou contas ativas). O uso de recursos pode ser monitorado, controlado e reportado de forma transparente entre o consumidor e o provedor dos serviços.

Modelos de Serviço

* Software como Serviço (SaaS): São oferecidas para o consumidor aplicações rodando em uma infraestrutura de nuvem do provedor, acessíveis por vários dispositivos clientes através de uma interface leve como um navegador de internet. O consumidor não gerencia a infraestrtura, exceto as configurações de usuário da aplicação;
* Plataforma como Serviço (PaaS): São oferecidas para o consumidor formas de publicar aplicações geradas ou adquiridas por este, na infraestrutura de nuvem do provedor, criadas por linguagens de programação e ferramentas suportadas. O consumidor não gerencia a infraestrtura, mas tem controle sobre as aplicações e configurações de ambiente; e
* Infraestrutura como Serviço (IaaS): São oferecidas para o consumidor formas de provisionar processamente, espaço em disco, redes e outros recursos fundamentais onde o consumidor possa instalar software, incluindo sistemas operacionais e aplicações. O consumidor não gerencia a infraestrtura de nuvem, mas tem controle dos recursos provisionados, inclusive algumas configurações de componentes de rede (firewalls).

Modelos de Nuvem

* Nuvem Privada: a infraestrutura de nuvem trabalha inteiramente para uma organização. Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada internamente ou externamente;
* Nuvem Comunitária: a infraestrutura de nuvem é dividida entre várias organizações e tem um conselho para tratar as preocupações comuns (missão, segurança, políticas). Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada internamente ou externamente às organizações;
* Nuvem Pública: a infraestrutura de nuvem está disponível para o público em geral ou um grupo específico e é de propriedade de uma organização que vende serviços de nuvem; e
* Nuvem Híbrida: a infraestrutura de nuvem é uma composição de mais de um modelo de nuvem que funcionam como entidades separadas, mas usam tecnologias padrões que possibilitam a portabilidade de dados ou aplicações.

Fonte: CONSEGI 2010
http://www.consegi.gov.br/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Empresas procuram mão de obra na área de tecnologia da informação

Pesquisa com as empresas de TI mostra que 86% delas estão precisando de programadores; 50% de analistas de sistemas; 34% de técnicos de suporte. Mas está difícil preencher estas vagas.
Fonte: Globo.com

Microsoft promete para setembro versão beta do Internet Explorer 9

A Microsoft deve apresentar em 15 de setembro a primeira versão de testes do Internet Explorer 9, nova versão do navegador de internet da companhia criadora do Windows. O programa será lançado, de acordo com um post no blog oficial Exploring IE, em San Francisco, a mais de mil quilômetros de distância da sede da empresa, que fica em Redmond, no estado de Washington.
O motivo pode ser simbólico: festejar na casa do "inimigo" o fato de, pela primeira vez desde o surgimento do concorrente Firefox, da Mozilla, o Explorer passar por um período de recuperação no mercado. A fundação Mozilla fica em Mountain View, no chamado Vale do Silício, região de San Francisco.
Não seria a primeira vez que a Microsoft aproveita o lançamento de uma nova versão de seu navegador para "visitar" rivais considerados derrotados. Em 1997, quando a empresa saiu vencedora da chamada "guerra dos browsers", o lançamento do Internet Explorer 4 também foi em São Francisco, onde então era desenvolvido o Netscape Navigator. Depois, a companhia de Bill Gates viveu um período de supremacia, com mais de 92% de participação no mercado de browsers.
A tranquilidade durou até 2004, quando foi lançado o Firefox, que usava como base o código-fonte do antigo Navigator.
Nos últimos dois meses, a participação de mercado do Internet Explorer cresceu, após cair consistentemente nos 5 anos anteriores, período no qual foi ameaçado pelo Firefox. Entre maio e agosto de 2010, a participação da Microsoft subiu de 59.69% para 60.74%. O Firefox, que chegou a ter 24.59% em abril, agora caiu para 22.91%. Os dados são medidos pela consultoria NetMarketshare.
Não é a apenas a Microsoft que tem se benificiado da queda do Mozilla. O Google, com o Chrome, e a Apple, dona do navegador Safari, também têm crescido em participação.
A nova versão do IE vai funcionar apenas nos sistemas operacionais Windows 7 e Vista. Quem segue com o antigo XP não terá como testar o navegador. Entre as novidades estão a compatibilidade com os padrões HTML5, um novo renderizador de JavaScript e a capacidade de usar o poderio da placa aceleradora gráfica para acelerar a exibição de imagens, textos e animações.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Falhas do Windows permitem vírus em arquivos MP3 e de vídeo

Se você visitar um site mal-intencionado na internet, ele pode fazer com que o Windows Media Player abra um arquivo MP3 infectado. Em seguida, você já estará contaminado. Uma vulnerabilidade do Windows, corrigida nesta terça-feira (10), permite que criminosos realizem exatamente esse ataque. Para se proteger é preciso instalar as atualizações lançadas pela Microsoft, que ainda corrigem outras 32 falhas.Os 14 boletins de segurança, oito deles críticos, se somam à atualização emergencial lançada na última semana para corrigir uma falha no processamento de atalhos.
Segundo o especialista em segurança da Microsoft Fernando Cima, uma das brechas mais graves está no processamento de arquivos MP3. Ela pode ser explorada quando um arquivo de música for aberto, mas o risco maior está em um site que abra um arquivo para streaming. “Pode ser explorado em qualquer navegador web porque é uma vulnerabilidade no codec [software que lê arquivos multimídia] e não no Internet Explorer”, explica o especialista.
Outra falha semelhante também foi corrigida este mês. O codec de vídeo Cinepak também permite que um arquivo de streaming em um site resulte na infecção do PC. Essa falha é mais interessante para os criminosos por ser mais abrangente, explica Cima. É pior do que a do MP3, porque afeta todos os Windows clientes, XP, Vista e Windows 7”.
O Internet Explorer também recebeu correções críticas, mas o desafio, segundo o especialista da Microsoft, é explorá-las. “A nossa avaliação é que a exploração delas é muito difícil no IE 7 e IE 8. Se alguém for atacar o Internet Explorer, vai preferir usar essas duas vulnerabilidades”.

Correções
O Windows Vista foi o que mais recebeu correções: 10. O XP recebeu 9, e o Windows 7 também 9. Há dois boletins de segurança para o Office, um para Office XP e 2003, e outro para Office XP, 2003 e 2007. Este último é o mais grave. Uma das quatro vulnerabilidades que ele corrige permite que a simples visualização de um e-mail no Outlook 2007 infecte o sistema.
A Microsoft também alertou para uma vulnerabilidade crítica no Silverlight, explorável em todos os sistemas com ele instalado na simples visita a um site da internet.
As atualizações devem ser instaladas pelo Microsoft Update ou pelo recurso de atualizações automáticas, acessível pelo Painel de Controle. Usuários de Windows XP Service Pack 2 devem atualizar para o SP3 para receber as correções, porque o suporte ao SP2 acabou.

Fonte: G1

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Consegi 2010

O III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2010 acontece nos dias 18 a 20 de agosto de 2010, em Brasília (DF). O evento será realizado pela Escola de Administração Fazendária – Esaf do Ministério da Fazenda, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro.

O Consegi é um importante espaço para promover a troca de experiências e informações entre instituições da Administração Pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros. Palestras, painéis e oficinas terão lugar na edição de 2010 que será marcada pela discussão do tema "Computação em Nuvem".


CONSEGI 2010
http://www.consegi.gov.br